A Secretaria da Economia de Goiás receberá, entre os dias 11 e 15 de agosto, uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir os projetos da nova fase do Profisco 3 – Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil. Esta é a segunda visita do BID ao estado em 2023 e o programa prevê um investimento de US$ 100,4 milhões em ações para aprimorar a gestão pública.
O encontro será aberto pelo secretário Francisco Sérvulo Freire Nogueira, que apresentará a situação fiscal do estado na segunda-feira, às 11 horas, no auditório da Secretaria. Além dele, participarão da abertura o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, e o secretário de Administração, Alan Tavares, que também têm participação nos investimentos do Profisco. A missão é liderada pelo economista André Martinez.
A programação da missão inclui debates sobre governança pública, gestão de pessoas, tecnologia da informação e políticas tributárias, com foco em temas como arrecadação e fiscalização. Nos dias seguintes, serão abordadas questões como reforma tributária, planejamento orçamentário e aspectos fiduciários, culminando com discussões sobre a viabilidade dos projetos e a aplicação de metodologias de avaliação de riscos.
O diretor-executivo do Profisco, Aubirlan Borges Vitoi, destacou que o objetivo é conquistar o apoio do BID para tornar os projetos elegíveis, com previsão de início em janeiro de 2026 e duração de cinco anos.