O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu na tarde desta quinta-feira, 28 de agosto, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, uma comitiva da Embaixada do Japão no Brasil para discutir a exploração de terras raras no estado. O embaixador Teiji Hayashi falou sobre o avanço concreto na parceria, que visa não apenas a exploração, mas também o processamento dos óxidos de terras raras (OTR), essenciais para o desenvolvimento tecnológico. Goiás possui cerca de 25% das reservas mundiais desse minério, o que o torna um potencial líder no setor.
Durante a reunião, ficou definido que a interlocução entre o estado e o governo japonês será conduzida pela Embaixada do Japão em Brasília. Caiado destacou a importância de avançar nas fases de separação e refino do minério, atualmente dominadas pela China. Ele também mencionou a sanção da Lei nº 23.597, que cria a Autoridade Estadual de Minerais Críticos, estabelecendo governança para todas as etapas da mineração e possibilitando um fundo de pesquisa.
A parceria com o Japão pode fortalecer operações já existentes em Minaçu, Nova Roma e Iporá, além de gerar milhares de empregos e atrair investimentos significativos. A iniciativa se alinha com as tratativas iniciadas durante uma missão comercial do Governo de Goiás ao Japão em julho deste ano, onde foram discutidas oportunidades estratégicas para a exploração de minérios. Com isso, Goiás busca não ser apenas um exportador de matéria-prima, mas desenvolver toda a cadeia produtiva localmente.