Quatro escolas públicas de Goiás foram reconhecidas no ranking das 50 instituições com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, segundo levantamento do jornal O Globo. As cidades de Goianápolis, Itapaci, Morrinhos e Anápolis se destacaram por seu desempenho acadêmico, refletindo a qualidade do ensino na rede pública do estado.
A Escola Estadual Joaquim Soares da Silva, localizada em Goianápolis, obteve a melhor colocação entre as instituições goianas, ocupando a 15ª posição no Brasil com uma nota média de 603,80 pontos. O Centro de Ensino em Período Integral Santa Terezinha, em Itapaci, ficou em 43º lugar com 585,20 pontos, seguido pelo Centro de Ensino em Período Integral Sylvio De Mello, em Morrinhos, na 45ª posição com 584,90 pontos, e o Centro de Ensino Gomes de Souza Ramos, em Anápolis, que alcançou a 48ª colocação com 584,32 pontos.
Os resultados do ranking foram baseados nas médias das notas dos alunos de escolas públicas no Enem, que é a principal porta de entrada para universidades públicas e programas de bolsas de estudo. O levantamento também revelou um aumento na média nacional das escolas públicas, que subiu de 511 para 514 pontos em um ano, enquanto a rede privada apresentou uma leve queda.
Embora o desempenho das escolas públicas de Goiás seja positivo, o ranking ainda é dominado por instituições que realizam seleção de estudantes, como colégios de aplicação e escolas militares. O cenário atual destaca a importância do Enem como um indicador do preparo dos alunos para o ensino superior, mesmo que não seja seu objetivo principal avaliar as instituições de ensino.