Goiás se destaca na redução das desigualdades educacionais acentuadas pela pandemia de Covid-19, apresentando avanços significativos no aprendizado de alunos negros e de baixa renda entre 2019 e 2023. De acordo com dados do Instituto Interdisciplinares e Evidências no Debate Educacional (Iede), apenas 11 estados melhoraram seus índices, sendo Goiás o único na região Centro-Oeste a registrar progresso, com a capital goiana mostrando os melhores resultados.
Os dados revelam que o índice de aprendizado adequado em matemática subiu 14 pontos percentuais entre alunos pretos, pardos e indígenas, alcançando 56,5%. Embora ainda haja diferenças em relação a grupos mais privilegiados, as políticas públicas direcionadas a estudantes vulneráveis e o uso eficiente do Valor Aluno/Ano Resultado (Vaar) foram determinantes para essa evolução. Municípios goianos também implementaram programas de reforço escolar e acompanhamento pedagógico, contribuindo para a redução das desigualdades.
Apesar dos avanços, metade dos alunos de baixa renda ainda não atinge o nível adequado em matemática, e a disparidade racial persiste. Goiás se consolida como referência nacional em políticas educacionais inclusivas, mas especialistas alertam para a necessidade de continuidade nas ações implementadas. O desafio agora é garantir que as conquistas sejam mantidas, evitando retrocessos em um cenário nacional que ainda apresenta preocupações significativas em relação à equidade educacional.