O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou que 72,7% das crianças goianas estão alfabetizadas na idade certa, conforme dados do ano letivo de 2024. A informação foi divulgada durante o Seminário Nacional pela Alfabetização, realizado em Fortaleza, nesta quarta-feira (6). O programa AlfaMais, que visa melhorar a proficiência em leitura e escrita, foi destacado como uma das principais iniciativas para alcançar esse resultado.
Goiás subiu para a segunda posição no ranking nacional de alfabetização infantil, segundo o Ministério da Educação (MEC), superando a meta federal de 69%. Em 2016, apenas 13,2% dos alunos estavam no nível ideal de aprendizado. Caiado enfatizou a importância da educação e o compromisso do governo com a valorização dos profissionais da área, além de ressaltar que o investimento total na educação goiana chega a R$ 8 bilhões.
O programa AlfaMais inclui ações como formação continuada de professores e distribuição de materiais didáticos. Em 2024, foram entregues mais de 25 mil kits escolares para estudantes do ensino fundamental e da educação infantil. O governador também destacou a colaboração com 246 prefeituras para garantir a alfabetização das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental.
Durante o seminário, Caiado participou de um painel sobre liderança política na educação, onde discutiu a importância de um comando político eficaz para a promoção da aprendizagem. A ex-governadora do Ceará, Izolda Cela, e o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins, elogiaram os esforços do governador em melhorar a educação em Goiás, destacando a confiança e a parceria com a secretária de Educação, Fátima Gavioli.