A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizará a segunda edição do Mutirão de Vagas da Educação nesta sexta-feira (8) e sábado (9). A ação, que visa atender a demanda por vagas na educação, disponibilizará mais de 5 mil oportunidades em cinco locais distintos da cidade, onde funcionam as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
Serão oferecidas 2 mil vagas na Educação Infantil, 2,8 mil no Ensino Fundamental e 700 na Educação de Jovens e Adultos. O atendimento na sexta ocorrerá das 8h às 18h, enquanto no sábado será das 8h ao meio-dia. Esta iniciativa faz parte da Operação Zera Fila, que busca garantir o acesso à educação e facilitar o diálogo com as famílias por meio de um atendimento presencial e regionalizado.
As vagas disponíveis são resultado de unidades educacionais com vagas ociosas e desistências de matrículas. A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, destacou que o mutirão tem como objetivo assegurar o direito à educação para todas as crianças e atender às necessidades das famílias. Para participar, é necessário apresentar documentos pessoais do responsável e da criança, além de um comprovante de endereço. Durante o evento, haverá um espaço dedicado às crianças, com atividades recreativas para que os pais possam ser atendidos com tranquilidade.
A primeira edição do mutirão, realizada em junho, atendeu 1,2 mil famílias, resultando na matrícula de 879 crianças na Educação Infantil e 79 no Ensino Fundamental. Os locais de atendimento incluem a CRE Brasil de Ramos Caiado, CRE Central, CRE Jarbas Jayme, CRE Maria Helena Batista Bretas e CRE Maria Thomé Neto.