Goiânia se destaca como a capital com a maior taxa de empreendedorismo do Centro-Oeste, alcançando 19,1%, segundo dados do Sebrae. A cidade ocupa a sétima posição no ranking nacional, atrás apenas de Florianópolis, Curitiba, Vitória, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. Além disso, os pequenos negócios foram responsáveis por 61% dos novos postos de trabalho gerados em 2025, colocando Goiânia entre as cinco capitais brasileiras com menor taxa de desocupação.
Com um total de 295.167 empresas ativas, representando 31% dos negócios mercantis com fins lucrativos em Goiás, Goiânia mostra um crescimento significativo no setor. O levantamento revela que 93% das empresas são de pequeno porte e que houve um aumento de 132% no número de empreendimentos ativos na última década. O prefeito da cidade defende a simplificação dos processos burocráticos para facilitar a vida dos empreendedores e garantir condições favoráveis para o sucesso dos negócios.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas) está implementando canais de atendimento mais ágeis e modernizando os processos para abertura e encerramento de empresas. Em breve, será inaugurada a 3ª Casa do Empreendedor na região da Rua 44, oferecendo mais de 85% dos serviços empresariais disponíveis. Essa iniciativa visa apoiar tanto novos empreendedores quanto aqueles que buscam regularizar ou encerrar seus negócios.