A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou a necessidade de avançar na proposta de tributação sobre bilionários, bancos e apostas, durante o 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado recentemente. A ministra enfatizou que essa medida é essencial para melhorar a distribuição de renda no Brasil, afirmando que "essa gente não pode continuar ganhando dinheiro".
Hoffmann também solicitou ao Congresso a aprovação de um projeto que isenta do Imposto de Renda aqueles que ganham até R$ 5 mil, além de uma Medida Provisória que amplia a isenção da conta de luz. Em seu discurso, a ministra expressou otimismo em relação a uma possível vitória do PT nas eleições de 2026, elogiando o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e destacando um crescimento econômico de 3% no país.
Além das questões econômicas, a ministra abordou a importância de lutar contra injustiças e a intervenção estrangeira, referindo-se às tarifas impostas pelos Estados Unidos. Gleisi Hoffmann reafirmou a posição do Brasil em não negociar sua soberania e autonomia, e elogiou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que enfrentou sanções do governo norte-americano.
Por fim, a ministra comentou sobre a situação em Gaza, ressaltando a importância da solidariedade com a causa palestina, e mencionou que a primeira-dama, Janja, usava um lenço em apoio à causa durante o evento. "Temos que ser cada vez mais solidários, denunciar o que acontece na Palestina", concluiu Hoffmann.