Gildemir de Souza, do PSD, foi eleito prefeito de Guatapará, SP, durante as eleições suplementares realizadas neste domingo (3). Com 100% das urnas apuradas, Gildemir obteve 2.306 votos, representando 57,94% dos votos válidos. Ele terá como vice José Galoni, do União. A eleição foi convocada após a inelegibilidade do candidato mais votado nas eleições de 2024, Ailton Aparecido da Silva (MDB), devido a restrições legais relacionadas à sua família.
Na disputa, Gildemir superou Chicão, do Republicanos, que recebeu 961 votos (24,15%), e Ângelo Igino, do MDB, com 713 votos (17,91%). Nascido em Guatapará e com 58 anos, Gildemir é aposentado e possui ensino superior incompleto. A cidade, que conta com cerca de 5,7 mil eleitores, utilizou os mesmos locais de votação das eleições anteriores.
A decisão pelo pleito suplementar foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a morte do ex-prefeito Juracy Costa da Silva (PL), pai de Ailton, que ocupou o cargo por dois mandatos. A Justiça Eleitoral determina que um candidato deve se afastar do cargo com pelo menos seis meses de antecedência para que um familiar possa concorrer, o que não ocorreu neste caso.