Palestras do programa Mulher Mais Segura levam informação e fortalecem a rede de proteção às mulheres na cidade
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Senador Canedo, por meio do programa Mulher Mais Segura, iniciou, nesta última terça-feira (12), uma série de palestras voltadas para mulheres nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A ação integra a programação do Agosto Lilás e é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo é conscientizar e orientar sobre os diferentes tipos de violência que podem ser sofridos, destacando que não se limitam à agressão física. Durante as palestras, as equipes abordam também a violência psicológica, patrimonial, sexual e moral, explicando como identificar e agir diante de cada situação.
As participantes recebem informações sobre canais de denúncia e atendimento, com destaque para o Disque 180, serviço nacional de apoio e orientação para mulheres em situação de violência.
Muitas vezes, a gente não sabe identificar quando está sofrendo violência, principalmente a psicológica. Hoje aprendi que temos direitos e que não estamos sozinhas para enfrentar isso, afirmou Elaine Souza, moradora do Jardim Todos os Santos.
A coordenadora do programa Mulher Mais Segura, Ketllen Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres. Nosso papel é levar informação, acolher e mostrar que existem caminhos para romper o ciclo da violência. Quanto mais mulheres souberem identificar os sinais e conhecerem seus direitos, mais chances teremos de salvar vidas, destacou.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em promover a proteção, o acolhimento e o empoderamento feminino, levando informação e incentivo à denúncia para que mais mulheres tenham acesso à justiça e à segurança.
Texto e fotos – Alexandre Manso
Secretaria de Comunicação e Eventos