Neste domingo, o Rio Grande do Sul enfrenta a passagem de uma frente fria que traz chuvas e risco de temporais severos, conforme alerta da MetSul Meteorologia. A instabilidade climática se intensifica após um sábado de calor intenso, quando Porto Alegre registrou 30,8 °C, a primeira máxima acima de 30 °C neste inverno.
A frente fria, que avança pelo estado, é resultado da interação entre ar quente, transportado por uma corrente de jato, e a chegada de um ciclone extratropical nas Ilhas Malvinas. A previsão é de pancadas de chuva e possibilidade de granizo e rajadas de vento, especialmente nas regiões Centro, Norte e Leste do estado durante a madrugada e a manhã de domingo.
Além do Rio Grande do Sul, a frente fria também afetará Santa Catarina e Paraná, onde são esperadas chuvas e risco de temporais isolados. O sistema deve avançar ainda para o Sudoeste e Sul do Mato Grosso do Sul, trazendo mais instabilidade. As temperaturas devem cair significativamente, com máximas em torno de 20 °C na maior parte do estado, contrastando com os valores elevados do dia anterior.