Uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical, deve provocar mudanças climáticas significativas no Sul e parte do Sudeste do Brasil entre os dias 7 e 8 de agosto. A previsão é de que uma forte massa de ar polar continental avance sobre o País, resultando em temperaturas mais baixas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de causar friagem em partes do Norte.
De acordo com a Climatempo, as temperaturas começarão a cair no Sul na sexta-feira, com a sensação de frio aumentando especialmente à noite nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A empresa também monitora a possibilidade da 5ª onda de frio do ano, que poderá ocorrer entre os dias 9 e 13 de agosto, com potencial para geadas em várias localidades do Sul e Mato Grosso do Sul, além de áreas de São Paulo e do extremo sul de Minas Gerais.
A expectativa é de chuva congelada na madrugada e manhã de sábado, 9, em regiões altas da serra catarinense, como Bom Jardim da Serra e Urupema. No Sudeste, o amanhecer de sábado também deve ser gelado, enquanto em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas mínimas devem apresentar queda acentuada.
A Climatempo prevê que o ar polar se intensifique entre os dias 10 e 11, afetando ainda mais áreas do País, incluindo o Acre, Rondônia e sul do Amazonas. A duração do frio pode se estender por até cinco dias consecutivos, com temperaturas 5°C ou mais abaixo da média climatológica em diversas cidades brasileiras.