O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta sexta-feira (1º) o primeiro lançamento aéreo de suprimentos humanitários em Gaza, em resposta a alertas da ONU sobre o aumento da fome na região. Em uma publicação na rede social X, Macron destacou a urgência da crise humanitária e enfatizou que, embora os lançamentos aéreos sejam um passo importante, é essencial que Israel garanta acesso humanitário total para evitar mortes por fome.
O governo francês, por meio de um comunicado conjunto dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, informou que várias toneladas de alimentos serão enviadas a Gaza ao longo dos próximos dias. Macron expressou gratidão aos parceiros da França, incluindo Jordânia, Emirados Árabes Unidos e Alemanha, pelo apoio na operação.
Além dos lançamentos aéreos, a França está desenvolvendo um plano para transporte terrestre, considerado a solução mais eficaz para entregas em grande escala. O ministro das Relações Exteriores, Jean-Noël Barrot, anunciou que 40 toneladas de ajuda humanitária serão lançadas a partir de hoje, em meio a um cenário de crescente preocupação com a segurança alimentar na Faixa de Gaza, que enfrenta mais de 21 meses de conflito desde o ataque do Hamas a Israel em outubro de 2023.