A Prefeitura de Fortaleza anunciou a suspensão da circulação de triciclos e patinetes elétricos no calçadão da Beira-Mar, como parte do novo Plano de Reordenamento da área. O secretário Márcio Martins destacou que a medida visa garantir mais segurança e acessibilidade, considerando o alto fluxo de pessoas na região. Além disso, o plano suspende novas permissões para o comércio ambulante por 180 dias, permitindo que apenas os ambulantes já autorizados continuem atuando durante esse período.
O reordenamento da Beira-Mar, anunciado em 21 de agosto, tem como objetivo reorganizar o comércio ambulante ao longo dos quase 5 km da orla. Atualmente, cerca de 1.700 ambulantes possuem permissões para atuar na área. A concessão indiscriminada de autorizações comprometeu o uso público da região, levando à necessidade de um plano que promova harmonia urbanística e segurança para os pedestres.
A Prefeitura se comprometeu a dialogar com os permissionários dos equipamentos de micromobilidade para oferecer alternativas de uso em outras áreas da cidade. A suspensão das atividades recreativas no calçadão reflete uma preocupação com a segurança dos transeuntes e a necessidade de manter o espaço adequado para o fluxo de pedestres, sem comprometer a acessibilidade e a qualidade do ambiente urbano.