Uma força-tarefa apreendeu nesta quarta-feira (27) 3 toneladas de café adulterado no Rio de Janeiro, durante a Operação Café Real. A ação, que visa combater a adulteração do produto, contou com a participação da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, da Polícia Militar e do Ministério da Agricultura, e foi realizada em 19 pontos de venda na capital e em municípios como Campos dos Goytacazes, São Fidélis, Itaperuna, Carmo e Cantagalo.
A operação surgiu em resposta ao aumento da venda de produtos que se apresentam como café puro, mas que na realidade contêm impurezas ou misturas com outros vegetais, como milho. Segundo a Portaria 570 do Ministério da Agricultura, é permitida uma tolerância de até 1% de impurezas naturais, mas não há margem para adulterações intencionais. Os produtos apreendidos serão encaminhados para análise técnica da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou a importância das fiscalizações em produtos de grande consumo, como o café, para garantir qualidade e segurança ao consumidor. Novas ações estão previstas para os próximos dias em outras regiões do estado, reforçando o compromisso das autoridades em proteger a população contra práticas abusivas e enganosas que podem causar problemas de saúde e prejuízos financeiros.