O Flamengo empatou em 1 a 1 com o Ceará no último domingo (3), no Estádio Castelão, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marcou a estreia de Emerson Royal e Samuel Lino como titulares, após suas contratações recentes. O volante Saúl Ñíguez, por sua vez, foi a primeira opção no banco de reservas e entrou no segundo tempo devido a uma lesão de Arrascaeta.
Samuel Lino, que chegou ao Flamengo por 22 milhões de euros, teve uma atuação sólida, com 64 ações com a bola, 31 passes certos em 42 tentativas e completou todos os quatro dribles que tentou. Apesar de não ter se destacado tanto quanto em sua estreia contra o Atlético-MG, Lino contribuiu defensivamente, vencendo nove de 13 duelos.
Emerson Royal, que não jogava desde janeiro, foi substituído aos 40 minutos do segundo tempo. Ele teve um desempenho melhor no ataque, completando 24 de 31 passes, mas enfrentou dificuldades na defesa, vencendo apenas um dos cinco duelos. O Flamengo agora se prepara para enfrentar o Atlético-MG na próxima quarta-feira (6), em jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, após perder a ida por 1 a 0.