A Fiocruz, por meio do Farmanguinhos, e a farmacêutica EMS assinaram nesta quarta-feira (6) dois acordos de transferência de tecnologia para a produção dos medicamentos liraglutida e semaglutida, utilizados no tratamento de diabetes e obesidade. O anúncio ocorreu durante o Fórum Saúde, promovido pelo think tank Esfera Brasil.
Os acordos estabelecem a transferência completa da tecnologia de síntese do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) e do produto final para o Farmanguinhos. A fabricação dos medicamentos terá início nas instalações da EMS em Hortolândia, São Paulo, com a previsão de que todo o processo produtivo seja transferido para o Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, localizado no Rio de Janeiro.
Os medicamentos, que são administrados por via subcutânea, possuem eficácia reconhecida no tratamento de diabetes e obesidade. A cerimônia de assinatura contou com a presença de autoridades, incluindo a vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Priscila Ferraz, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.