Um filhote de capivara foi resgatado em Manaus, na segunda-feira (18), após ser vendido por R$ 20 por um homem em situação de rua. O resgate foi realizado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que também atendeu a duas aves pariris, uma das quais não sobreviveu. O casal Geizifran Carvalho e Raquel Vasconcelos adquiriu o filhote na quinta-feira (14) com a intenção de acionar o resgate, alimentando-o temporariamente com leite e banana.
No domingo (17), um morador do bairro Coroado, Francisco Assis, encontrou uma das aves pariris e acionou os órgãos competentes para o resgate. O outro pariri foi encontrado no bairro Lírio do Vale, mas não resistiu aos ferimentos durante o transporte ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Gustavo Picanço, diretor-presidente do Ipaam, destacou a importância da colaboração da população em situações que envolvem animais silvestres feridos.
Os estagiários João Gonzaga e Diana Chagas participaram da operação e informaram que os animais foram encaminhados para avaliação veterinária e reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Após a recuperação, os animais deverão ser devolvidos ao seu habitat natural, ressaltando a necessidade de ações efetivas para a proteção da fauna local.