Um homem foi preso em flagrante no Setor de Mansões Park Way, em Brasília, após ser acusado de maus-tratos à sua mãe de 93 anos. A prisão ocorreu no dia 4 de julho, quando a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) resgatou a idosa em condições deploráveis, após denúncias que já estavam sendo investigadas pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (DECRIN).
A idosa foi encontrada acamada, sem roupas e cercada por velas acesas, em um ambiente insalubre e com acúmulo de sujeira. Além disso, a PCDF constatou que o filho se apropriava indevidamente da renda mensal de mais de R$ 30 mil da mãe e a impedia de ter contato com um segundo filho. A idosa estava internada no Hospital das Forças Armadas desde o resgate, mas faleceu no último domingo (3), após cerca de um mês de internação.
Os agentes da PCDF já haviam tentado visitar a residência anteriormente, mas foram recebidos com hostilidade. Com autorização judicial, a equipe arrombou a casa e encontrou a idosa em estado crítico. O filho foi preso, mas liberado após audiência de custódia. O caso levanta questões sobre a proteção de idosos e a necessidade de medidas mais rigorosas contra abusos familiares.