A primeira noite da Seletiva do 49º Festival Folclórico de Santarém, realizada na quarta-feira (6), reuniu torcedores e brincantes na arena do evento, localizada no oeste do Pará. O festival, que se consolidou como um importante mobilizador cultural, contará com a participação de 38 agremiações nesta edição, que antecede a celebração de 50 anos do festival em 2024.
A abertura da seletiva foi marcada pela apresentação da Junina Meu Xodó, que trouxe o tema "Existe um tempo pra tudo", refletindo sobre os momentos de sonhar e dançar. Em seguida, a quadrilha Mistura Brasileira emocionou o público com "Um Sonho de Criança", celebrando seu retorno após seis anos de ausência. A noite ainda contou com a participação da quadrilha estilizada Estrela do Tapajós, que destacou a paixão pela dança entre os jovens participantes.
Além das quadrilhas, grupos de carimbó como Encanto de Carimbó e Revelação de Carimbó também se apresentaram, trazendo a energia da dança amazônica ao evento. A programação foi encerrada com a categoria Humorística, que divertiu o público com performances cômicas dos grupos Piranhas e Mocréias e Peruas na Roça.
A próxima etapa da seletiva ocorrerá nesta quinta-feira (7), a partir das 20h, com a disputa na categoria Quadrilhas Tradicionais. A entrada é um quilo de alimento não perecível, e o público é convidado a prestigiar mais uma noite de celebração da cultura e tradição amazônica.