Um homem de 38 anos, acusado de homicídio em Chapadão do Sul (MS), foi preso em Fernando de Noronha na quinta-feira (21). O suspeito, identificado apenas pelas iniciais F.B.S., era foragido da Justiça, mas conseguiu autorização para residir e trabalhar legalmente na ilha. Para obter o registro, ele apresentou um contrato com uma empresa local e um documento que atesta a ausência de pendências criminais.
De acordo com a Polícia Civil, F.B.S. é acusado de matar um homem a pauladas e fugiu em seguida. A Administração da Ilha informou que ele entrou em Noronha no dia 24 de junho de 2025, com isenção previamente autorizada, e que todos os pedidos passam por uma análise rigorosa para evitar fraudes. A nota também destacou que os antecedentes criminais são consultados em portais oficiais e que condenações só aparecem após o trânsito em julgado.
A prisão foi resultado de informações recebidas pela Polícia Civil de Noronha da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul sobre a presença do foragido na ilha. Após ser detido, F.B.S. foi levado para o Centro de Triagem e Observação Criminológica Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, e posteriormente transferido para Chapadão do Sul, onde o crime ocorreu. A Administração da Ilha reafirmou seu compromisso com a legalidade e a transparência nos processos migratórios.