A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) anunciou a disponibilização do volume 2 da publicação ‘Atividade de locomoção: independência e autonomia para a vida’ em sua Biblioteca Virtual. Este material, elaborado pela equipe do Centro de Educação e Trabalho (CENET), é voltado para jovens acima de 14 anos com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o intuito de prepará-los para o mercado de trabalho.
A atividade de Locomoção Independente é um pré-requisito essencial para a participação no Programa de Educação Profissional da FCEE. A professora Alexandra Machado da Silva, uma das autoras da publicação, enfatiza que a autonomia no deslocamento é fundamental para a inclusão social das pessoas com deficiência. O conteúdo inclui aulas teóricas e práticas, visando capacitar os educandos a se locomoverem com segurança e independência.
Além de servir como um guia para outras instituições especializadas em educação especial, a publicação também reflete o compromisso da FCEE em compartilhar boas práticas e contribuir para a formação de profissionais na área. Com orientação técnica da pedagoga Juliana Buratto, o material foi desenvolvido por um grupo de professoras que atuam diretamente na atividade de locomoção, reforçando a importância da educação inclusiva.