Helade de Oliveira Medeiros, mãe de Anderson de Oliveira Ferreira, de 25 anos, denuncia que seu filho foi vítima de um golpe ao ser recrutado para o exército russo sob falsas promessas de trabalho na Europa. Anderson, casado e pai de uma menina de cinco anos, desapareceu após assinar documentos que não compreendia, acreditando que iria trabalhar como segurança particular. A mãe relata que ele foi enganado por golpistas que atuam no Brasil, levando brasileiros a assinar contratos fraudulentos.
A família de Anderson, que busca informações sobre seu paradeiro, recebeu notícias de que ele teria sido morto em combate. Em um e-mail da embaixada do Brasil em Moscou, a família foi informada sobre a dificuldade em obter informações sobre assuntos militares, o que aumenta a angústia da mãe, que teme que o corpo do filho esteja abandonado em campo de batalha.
Helade afirma que conversou com outras vítimas do mesmo golpe, que também foram aliciadas com promessas de emprego. A situação de Anderson não é isolada, com especialistas alertando sobre o recrutamento de jovens brasileiros para zonas de conflito, aproveitando-se da vulnerabilidade econômica. A última comunicação da família com Anderson foi em 29 de junho, quando ele informou que estava bem, mas que poderia ficar sem contato por meses.