As expectativas de inflação dos consumidores dos Estados Unidos aumentaram de 3,0% em junho para 3,1% em julho, conforme dados divulgados nesta quinta-feira pelo Federal Reserve de Nova York. A pesquisa de Expectativas dos Consumidores também revelou que, para um horizonte de três anos, a expectativa se manteve em 3%, enquanto para cinco anos, subiu para 2,9%.
Além disso, a probabilidade média de que a taxa de desemprego nos EUA aumente no próximo ano caiu de 39,7% para 37,4%, a menor marca desde janeiro de 2025. Em contrapartida, a percepção de risco de perder o emprego nos próximos doze meses subiu 0,4 ponto porcentual, atingindo 14,4%.
As expectativas medianas para o crescimento do preço das casas permaneceram estáveis em 3% em julho, dentro de uma faixa que se mantém entre 3,0% e 3,3% desde agosto de 2023. O Fed também observou uma queda nas expectativas de variação nos preços das commodities, com a gasolina projetada para 3,9% e os cuidados médicos a 9,2%.
Por outro lado, a expectativa de variação no preço dos alimentos ficou inalterada em 5,5% no último mês, segundo a instituição. Essas informações refletem as preocupações contínuas dos consumidores em relação à inflação e ao mercado de trabalho nos Estados Unidos.