Um ex-auxiliar de manutenção da Voepass afirmou que o sistema de degelo do avião que caiu em Vinhedo, São Paulo, apresentava problemas horas antes do acidente, que resultou na morte de 62 pessoas em 9 de agosto de 2024. O mecanismo é crucial para a segurança da aeronave, pois derrete o gelo acumulado na fuselagem durante o voo.
De acordo com o depoimento, o piloto do voo noturno anterior ao desastre comunicou verbalmente a falha à equipe técnica em Ribeirão Preto, mas o problema não foi registrado no diário de bordo técnico (TLB). O comandante relatou que o sistema de degelo desarmava sozinho após ser acionado, e o avião permaneceu no hangar para manutenção básica entre 1h e 5h da manhã do dia 9, sem que a falha fosse formalmente verificada.
Às 5h32, o avião decolou de Ribeirão Preto, pousou em Guarulhos às 6h35 e seguiu para Cascavel, de onde decolou novamente às 11h56. O acidente ocorreu em Vinhedo às 13h22. O Poder360 tentou contato com a Voepass para obter uma posição sobre as alegações do ex-funcionário, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem. O texto será atualizado caso a empresa se manifeste.