As novas tarifas de importação dos Estados Unidos, implementadas pelo presidente Donald Trump, entraram em vigor nesta semana, elevando a tarifa média de importação ao maior nível em um século. A medida afeta diversos países, incluindo Brasil, Suíça e Índia, que agora buscam acordos comerciais mais favoráveis após a imposição de taxas que chegam a 50% para produtos brasileiros e 39% para suíços.
As tarifas, que começaram a ser aplicadas na quinta-feira, 1º de junho, foram precedidas por intensas negociações entre os EUA e seus principais parceiros comerciais. O Brasil, que teve a nova taxação iniciada um dia antes, e a Índia, prometeram não se deixar intimidar pelas novas condições e continuam buscando alívio nas tarifas elevadas.
Trump, que anunciou as tarifas como parte de sua estratégia para reduzir déficits comerciais, espera arrecadar bilhões de dólares com as novas taxas. O principal negociador comercial da administração, Jamieson Greer, afirmou que as tarifas visam reverter políticas que prejudicaram a capacidade produtiva dos EUA e que muitos países compartilham preocupações sobre desequilíbrios econômicos globais.
Enquanto isso, oito grandes parceiros comerciais, incluindo a União Europeia e o Japão, conseguiram acordos que reduziram suas tarifas básicas para 15%. A presidente da Suíça, Karin Keller-Sutter, afirmou que as conversações com os EUA continuarão, mesmo após sua recente visita a Washington sem resultados concretos.