Na noite de segunda-feira (4), o vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, utilizou uma rede social para defender o ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que sua única 'culpa' foi criticar o ministro Alexandre de Moraes. Landau, em sua declaração, acusou Moraes de conduzir o Brasil em direção a uma 'ditadura judicial'.
A declaração de Landau ocorre em um contexto de crescente tensão entre o governo brasileiro e a administração americana, especialmente em relação às ações do ministro Moraes, que é um dos principais responsáveis por processos envolvendo figuras políticas. O vice-secretário enfatizou que Moraes, como funcionário público, deve estar aberto a críticas.
Além disso, o escritório americano responsável pelas relações com a América Latina anunciou que os Estados Unidos pretendem responsabilizar e sancionar todos aqueles que apoiam ou incentivam as ações de Alexandre de Moraes, indicando uma postura firme em relação ao que consideram abusos de poder no Brasil.