Os Estados Unidos concordaram em princípio em isentar as exportações indonésias de cacau, óleo de palma e borracha da tarifa de 19% imposta pelo presidente Donald Trump desde 7 de agosto. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26) pelo principal negociador comercial da Indonésia, Airlangga Hartarto, que também ocupa o cargo de ministro econômico. A isenção entrará em vigor assim que os dois lados chegarem a um acordo final, embora ainda não tenha sido definido um cronograma devido às negociações tarifárias em curso com outros países.
Durante as conversas, os EUA e a Indonésia também discutiram um possível investimento americano em armazenamento de combustível no país asiático, em parceria com o fundo soberano Danantara e a estatal Pertamina. Hartarto afirmou que a isenção para produtos não produzidos nos EUA, como óleo de palma, cacau e borracha, será zero ou próximo de zero. A Indonésia, maior exportador mundial de óleo de palma e fornecedor significativo de borracha, busca fortalecer suas relações comerciais com os Estados Unidos.
A Indonésia foi uma das primeiras nações a fechar um acordo tarifário com Trump em julho, mas acabou enfrentando a mesma taxa que outros países como Tailândia e Malásia. Durante as negociações, o país ofereceu bilhões em investimentos nos EUA e prometeu tarifas zero sobre quase todos os produtos americanos que entram em seu mercado. A expectativa é que a isenção tarifária impulsione as exportações indonésias e melhore as relações comerciais entre as duas nações.