Os Estados Unidos implementarão um programa piloto que exigirá uma caução de até US$ 15.000 para alguns vistos de turista e negócios, com início previsto para o dia 20 de agosto. A medida, que será publicada no Federal Register nesta terça-feira, 5, visa combater o problema de visitantes que excedem o tempo de permanência permitido por seus vistos.
As novas taxas poderão ser aplicadas a cidadãos de países que não atendem aos padrões de triagem exigidos pelos EUA, conforme indicado em comunicado oficial. O Departamento de Estado se comprometeu a divulgar a lista de países afetados com pelo menos 15 dias de antecedência ao início do programa, que terá duração de um ano e poderá sofrer alterações ao longo de sua vigência.
Vale ressaltar que esta não é a primeira tentativa do governo americano de implementar uma medida semelhante. Em 2020, uma regra temporária foi proposta, mas não foi colocada em prática devido à queda significativa nas viagens internacionais em decorrência da pandemia de covid-19.