Um novo estudo revelou que jogar o videogame ‘The Legend of Zelda: Breath of the Wild’ pode melhorar significativamente a felicidade geral e o senso de propósito de vida dos jovens. Além disso, o mesmo vale para assistir aos filmes do Studio Ghibli. A pesquisa, realizada por instituições do Reino Unido, Japão e Estados Unidos, envolveu 518 alunos de pós-graduação e foi publicada na JMIR Serious Games.
Os participantes foram aleatoriamente designados para jogar Zelda ou não, e assistir ou não a filmes nostálgicos do Studio Ghibli, como ‘Meu Vizinho Totoro’. Os pesquisadores mediram sentimentos de exploração, calma, domínio de habilidades, propósito e felicidade com a vida. O jogo levou a índices mais altos de felicidade, enquanto os filmes do Studio Ghibli aumentaram ainda mais esse sentimento, contribuindo para o bem-estar mental dos jovens.
O autor Andreas B Eisingerich destacou que a liberdade exploratória de ‘Breath of the Wild’ e a maravilha dos filmes do Studio Ghibli podem nutrir capacidades humanas essenciais. Em 2023, a Nintendo anunciou o desenvolvimento de um filme live-action de ‘The Legend of Zelda’, inicialmente previsto para março de 2027, mas adiado em junho deste ano. Resta saber se a adaptação trará tanta felicidade quanto o jogo.