Um novo levantamento da Fundação Carlos Chagas destaca uma alarmante disparidade na infraestrutura das escolas em São Paulo. O estudo, publicado nos Cadernos de Pesquisa, aponta que as instituições públicas da capital paulista apresentam um nível de degradação até 27 vezes maior em comparação às particulares. A pesquisa foi realizada em 119 escolas e ouviu 2.680 alunos do nono ano do ensino fundamental, revelando problemas como pichações, danos estruturais e ventilação inadequada nas salas de aula.
Os dados coletados mostram que 89,7% das escolas estaduais e 85% das municipais apresentavam algum tipo de degradação, enquanto apenas 21% das escolas particulares registraram problemas semelhantes. A análise considerou fatores como vidros quebrados, móveis danificados e a falta de ventilação adequada, comprometendo o ambiente de aprendizado dos estudantes. Essa situação levanta questões sérias sobre a qualidade da educação oferecida na rede pública em comparação com a privada.
As implicações desse estudo são significativas, pois evidenciam a necessidade urgente de investimentos na infraestrutura das escolas públicas para garantir um ambiente adequado para o aprendizado. A disparidade entre as condições das instituições pode afetar diretamente o desempenho acadêmico dos alunos e perpetuar desigualdades sociais. A pesquisa serve como um chamado à ação para autoridades educacionais e governamentais em busca de melhorias na educação pública.