Um estudo da Universidade de Michigan concluiu que optar por veículos eletrificados reduz as emissões de gases de efeito estufa em qualquer região dos Estados Unidos. A pesquisa, publicada na Environmental Science & Technology, é a mais abrangente já realizada sobre o tema e avaliou 35 combinações de classes de veículos e motores, desde picapes a gasolina até sedãs totalmente elétricos. Os pesquisadores também criaram uma calculadora online gratuita que permite estimar as emissões conforme o tipo de carro, modo de condução e local de residência.
Os resultados da análise mostram que os veículos totalmente elétricos (BEVs) apresentam as menores emissões em todos os condados dos EUA. Picapes a combustão foram identificadas como as maiores emissoras, liberando em média 486 gramas de CO₂ equivalente por milha. A troca por uma versão híbrida reduziria esse valor em 23%, enquanto uma elétrica bateria diminuiria em 75%. O estudo destaca que o tamanho do carro é decisivo e que a eletrificação é o caminho para cortar gases de efeito estufa no transporte.
Além de orientar motoristas, o estudo deve ajudar a indústria automotiva e formuladores de políticas públicas, especialmente em um momento em que fabricantes como a Ford anunciam investimentos em plataformas de veículos elétricos mais acessíveis. A pesquisa justifica que a eletrificação é fundamental para atingir as metas climáticas, considerando que o transporte responde por 28% das emissões de gases de efeito estufa, e sua redução é crucial para limitar impactos futuros, como inundações e incêndios florestais.