Uma pesquisa realizada pelo Instituto Sonho Grande indica que estudantes de escolas estaduais com ensino médio integral (EMI) apresentaram desempenho superior no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 em relação aos alunos de unidades de turno parcial. A análise dos microdados do exame, aplicado pelo Inep, revelou que a maior diferença se deu na prova de redação, onde os alunos de escolas com tempo integral tiveram uma média 12 pontos maior, e essa diferença chega a 27 pontos nas instituições com 100% das matrículas na modalidade integral.
Ana Paula Pereira, diretora-executiva do Instituto Sonho Grande, defende que a maior oferta de educação integral resulta em melhores resultados acadêmicos e mais oportunidades para os estudantes. O Censo Escolar 2024 destaca que as maiores proporções de alunos em tempo integral estão no Nordeste, com Pernambuco liderando com 69,6%. As escolas dessa região também apresentaram médias mais altas nas provas do Enem, evidenciando o impacto positivo do modelo de ensino integral.
Além disso, um estudo adicional mostra que alunos de escolas em tempo integral têm 16,5% mais participação no Enem e notas superiores, especialmente em redação. Pereira enfatiza que o ensino médio integral não é apenas uma política educacional, mas uma estratégia crucial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, contribuindo para a redução da violência e promovendo melhores condições de vida para os jovens.