A estudante Darliane Lima, de 16 anos, aluna da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Delmo Ferreira da Silva, em Jundiá, viveu uma experiência marcante ao representar Alagoas no Programa Jovem Senador 2025, realizado em Brasília entre os dias 18 e 22 de agosto. A iniciativa do Senado Federal permite que estudantes do ensino médio de escolas públicas atuem como Jovens Senadores, sendo escolhidos os autores das melhores redações de um concurso nacional cujo tema foi ‘Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente’.
Darliane participou do concurso sem saber que se tratava de uma seleção nacional e, após vencer a etapa escolar, conquistou o primeiro lugar entre mais de 16 mil redações. Durante a Semana de Vivência Legislativa no Senado, ela foi eleita vice-presidente da Mesa Jovem e teve a oportunidade de aprender sobre o processo legislativo brasileiro. A estudante ressaltou a importância da voz dos jovens na política e como essa experiência a fez perceber seu potencial para contribuir para mudanças no país.
Com planos de cursar Direito e atuar na área da cidadania e justiça social, Darliane deseja inspirar outros estudantes da Rede Estadual a acreditarem em seus sonhos. Ela enfatizou o apoio recebido de professores e gestores, que foram fundamentais em sua trajetória. A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, também destacou a importância do protagonismo juvenil e os investimentos na educação pública em Alagoas, reconhecendo o talento dos jovens na rede estadual.