A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) completa 113 anos nesta sexta-feira (1º), marcando um importante capítulo da história do Brasil. Inaugurada em 1º de agosto de 1912, a ferrovia foi construída como parte do Tratado de Petrópolis, firmado entre Brasil e Bolívia em 1903, após a aquisição do território que hoje corresponde ao estado de Rondônia.
Para comemorar a data, o portal g1 teve acesso exclusivo a imagens históricas da locomotiva 18 em funcionamento, pertencentes ao acervo do pesquisador Anderson Leno Fernandes, que se dedica à preservação da memória da ferrovia. A locomotiva, que operou até 2010, foi ligada pela última vez em 2012, em homenagem ao centenário da EFMM, realizando um trajeto simbólico até a vila de Candelária.
Anderson Leno Fernandes, apaixonado pela história da EFMM, tem se empenhado em reunir materiais e registros históricos, incluindo um álbum com mais de 400 fotos exclusivas encontrado na Biblioteca Pública de Nova Iorque. Seu trabalho se tornou referência na área, atraindo acervos particulares que ajudam a contar a história da ferrovia e das pessoas que contribuíram para sua construção e operação ao longo dos anos.