A consultoria Pátria AgroNegócios divulgou nesta quinta-feira (7) uma estimativa de safra de soja para o Brasil em 2025/26 de 166,56 milhões de toneladas, representando uma queda de 1,3% em relação ao recorde do ciclo anterior. A área plantada deve alcançar 48,13 milhões de hectares, um aumento de 1,4% em comparação à safra passada. No entanto, a consultoria alerta que o crescimento é limitado por dificuldades no acesso a crédito, aumento nos custos e um ambiente político instável.
Matheus Pereira, diretor da Pátria AgroNegócios, comentou que o desestímulo entre os produtores é evidente, com taxas de juros elevadas, que atualmente estão em 15% ao ano, e um nível de inadimplência significativo entre distribuidoras de insumos. A situação política do Brasil, marcada por tensões entre o governo e a oposição, também contribui para a incerteza no setor agrícola.
Além disso, a expectativa de produtividade média para a safra é de 3,46 toneladas por hectare, uma redução de 2,7% em relação ao ano anterior. Enquanto outras consultorias projetam um crescimento mais otimista da área plantada, a Pátria AgroNegócios adota uma perspectiva mais cautelosa, considerando as condições atuais do mercado e do clima. Pereira ainda destacou que a falta de um acordo tarifário entre a China e os EUA pode impactar o plantio no Brasil, mas acredita que as negociações devem ser concluídas após o período de definição dos cultivos.