Goiânia – A Equatorial Goiás intensificou suas ações de combate ao furto de cabos de cobre no primeiro semestre de 2025, recuperando mais de 33 toneladas de fios no estado. A operação mais significativa ocorreu em março, em Goiânia, onde foram apreendidas 32 toneladas de cabos.
A iniciativa, parte da Operação Equi-Cobre, é realizada em colaboração com as Polícias Civil, Científica e Militar e abrange fiscalização rigorosa, vistorias em comércios e inspeções em campo, além de ações baseadas em denúncias anônimas. Os crimes de furto de cabos, que afetam serviços essenciais como a energia elétrica, podem resultar em penas de até 8 anos de prisão.
Até o momento, a Equatorial Goiás conduziu 25 operações, resultando na prisão de 22 indivíduos. As cidades com maior incidência de furtos incluem Águas Lindas de Goiás, Morrinhos, Goiânia e Anápolis, que apresentam os maiores índices de ocorrências, segundo levantamento da distribuidora.
A população pode contribuir com o combate a esses crimes por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo telefone 0800 062 0196, da Central de Atendimento da Equatorial Goiás.