O empresário Leonardo Costa Maris Guia, de 43 anos, foi preso nesta sexta-feira (1°) durante uma operação do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) voltada ao combate ao tráfico de drogas. Leonardo, que é proprietário de um cemitério e uma loja de motos, estava com um mandado de prisão temporária em aberto por tráfico e associação para o tráfico de drogas. A prisão ocorreu em sua fazenda localizada no bairro Village do Sol, em Guarapari.
A operação, denominada Telic, contou com a participação de mais de 200 policiais e teve como objetivo desarticular núcleos do Primeiro Comando de Vitória (PCV), uma facção criminosa envolvida em ataques violentos e assassinatos na região da Grande Terra Vermelha. Durante a ação, foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de outros dois suspeitos, incluindo Sidney Pereira, de 46 anos, que operava uma oficina utilizada como ponto de encontro de traficantes.
Além das prisões, os agentes apreenderam munições, um celular e um cheque no valor de R$ 35 mil na residência de Leonardo, que não estava presente no momento da abordagem. Ele foi localizado posteriormente na fazenda e detido. O MPES informou que as investigações continuarão, visando a responsabilização criminal dos envolvidos e o desmantelamento da estrutura do grupo criminoso. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Espírito Santo acompanhou a operação para garantir o respeito às prerrogativas da advogada envolvida, que também foi alvo da ação.