Natália Cavanellas Thomazella, empresária de 15 anos de experiência em relações públicas, faleceu em 7 de julho durante uma cirurgia plástica no Hospital San Gennaro, localizado na Mooca, Zona Leste de São Paulo. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) revelou que a causa da morte foi uma embolia pulmonar gordurosa, uma complicação rara, mas grave, que pode ocorrer em procedimentos estéticos como lipoenxertia glútea.
Segundo informações da Polícia Civil, Natália foi internada para realizar lipoaspiração, injeções de gordura nos glúteos e ajustes em próteses mamárias. A irmã da vítima afirmou que todos os exames pré-operatórios foram realizados e aprovados, e que Natália não apresentava histórico de doenças preexistentes. Durante a cirurgia, por volta das 16h20, ela sofreu uma parada cardiorrespiratória, e apesar das tentativas de reanimação, não sobreviveu.
O caso está sendo investigado como morte suspeita, e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) também acompanha a situação. O médico responsável pelo procedimento, Edgar Alberto Lopez Campos, já havia sido expulso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em 2021 por infrações ao regimento interno da entidade. A SBCP afirmou que eventos adversos em cirurgias são estudados e que protocolos de segurança são seguidos rigorosamente.