A Embraer anunciou que está estabelecendo uma cooperação de longo prazo com a indústria da Lituânia nos setores Aeroespacial e de Defesa, após a seleção da aeronave de transporte militar C-390 Millennium pelo país, em junho de 2023. A parceria visa fortalecer as capacidades de defesa lituanas e impulsionar o desenvolvimento industrial e tecnológico local.
Nos últimos dias, uma delegação de especialistas da Embraer visitou a Lituânia, onde se reuniu com empresas locais e inspecionou instalações essenciais para manutenção, reparo e revisão (MRO), engenharia, inovação e gestão da cadeia de suprimentos. O presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, destacou a importância da colaboração, afirmando que a empresa contribuirá significativamente para a defesa do país.
As negociações entre a Embraer e a Lituânia estão alinhadas com as diretrizes estratégicas dos Ministérios da Defesa e da Economia e Inovação lituanos, que buscam criar uma base industrial de defesa robusta e fomentar parcerias com instituições acadêmicas e de pesquisa. A Embraer já possui projetos semelhantes com países como Portugal, Holanda, Áustria, República Tcheca e Suécia, reforçando seu compromisso com a União Europeia e a Otan, além de planos para centros de treinamento do C-390 na região.