A Embraer (EMBR3) anunciou que está colaborando com a indústria lituana para estabelecer uma cooperação de longo prazo nos setores Aeroespacial e de Defesa. A iniciativa segue a escolha da Lituânia, em junho de 2025, da aeronave de transporte militar C-390 Millennium, como parte de suas capacidades de defesa.
Recentemente, uma delegação de especialistas da Embraer visitou a Lituânia, onde se reuniu com empresas locais e inspecionou instalações de manutenção, engenharia e desenvolvimento tecnológico. O objetivo é fortalecer a colaboração industrial e tecnológica entre os dois países, conforme declarado por Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
As discussões sobre a parceria estão alinhadas com as metas estratégicas do Ministério da Defesa e do Ministério da Economia e Inovação da Lituânia, que visam criar uma base industrial de defesa robusta e promover a colaboração com instituições acadêmicas. A Embraer também tem expandido suas parcerias na Europa, com projetos semelhantes em países como Portugal, Holanda e Suécia, evidenciando seu compromisso com a OTAN e a segurança regional.