Rafael Galvão, diretor-pedagógico da Rede Alfa CEM Bilíngue, compartilha estratégias eficazes para a leitura de obras literárias exigidas nos vestibulares. Ele destaca que compreender o contexto histórico e os temas atuais é fundamental para facilitar a leitura e a memorização, especialmente diante da complexidade das obras. “Não adianta apenas ler por ler. É preciso conhecer o momento histórico e os conflitos sociais da época”, recomenda Galvão.
O educador sugere ferramentas como fichamentos e mapas mentais para ajudar os estudantes a visualizarem conexões entre personagens, enredos e contextos históricos. Além disso, ele aconselha a prática de leitura comparada entre autores da mesma escola literária e a resolução de questões de vestibulares anteriores, enfatizando que essa preparação é crucial para evitar surpresas nas provas. Galvão também orienta sobre como lidar com obras mais antigas, sugerindo a construção de um mini-glossário para palavras em desuso.
Por fim, Galvão aborda a importância de conectar obras do século XIX com questões contemporâneas, uma habilidade cada vez mais exigida nos vestibulares. Ele propõe que os estudantes escolham três temas atuais relacionados a cada obra e utilizem uma estrutura clara para apresentar suas análises. Com essas estratégias, ele acredita que a leitura obrigatória pode se transformar em uma ferramenta poderosa para conquistar uma vaga nas universidades mais disputadas.