O deputado estadual paulista Eduardo Suplicy, de 84 anos, passou por uma cirurgia para a colocação de um marcapasso e está em estado de saúde estável, conforme boletim médico. Ele foi internado no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, no Rio de Janeiro, na terça-feira (26), após sentir-se mal e ser diagnosticado com arritmia cardíaca. A cirurgia ocorreu na quarta-feira (27) e transcorreu sem intercorrências.
Suplicy estava na região para participar do 24º Congresso da Rede Mundial de Renda Básica, realizado em Maricá e Niterói. Mesmo internado, o deputado manteve-se ativo, realizando participações por chamadas de vídeo durante o congresso. O político, que já enfrentou um linfoma não Hodgkin e foi diagnosticado com a doença de Parkinson, agora inicia um novo tratamento com derivados da cannabis sativa.
A conexão entre o Parkinson e a arritmia cardíaca foi destacada por pesquisas que indicam que medicamentos utilizados no tratamento da doença podem desencadear problemas cardíacos. A recuperação de Suplicy é acompanhada de perto, e sua participação ativa em eventos mesmo durante a internação demonstra seu comprometimento com as causas sociais que defende.