O deputado estadual de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), foi internado no Hospital Niterói D’Or, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, após passar mal durante o 24º Congresso Internacional da Renda Básica e Economia Solidária, na noite dessa terça-feira (26). Diagnosticado com arritmia cardíaca, Suplicy se encontra lúcido, orientado e estável, conforme boletim médico divulgado nesta quarta-feira (27). Ele deve ser submetido a um procedimento de implante de marca-passo.
Com 84 anos, Suplicy estava participando do congresso que reúne representantes de 40 países nas cidades de Maricá e Niterói para debater experiências e rumos das políticas de proteção social. O evento, que vai até a próxima sexta-feira (29), foca em programas locais de renda básica de cidadania e iniciativas de economia solidária. A presença do parlamentar é significativa, dado seu histórico na luta pela implementação universal da renda básica.
As implicações da internação de Suplicy podem afetar a continuidade de sua participação no congresso e a visibilidade das discussões sobre renda básica. Sua condição de saúde e o tratamento necessário podem gerar preocupações entre os participantes e a comunidade política, ressaltando a importância do debate sobre políticas sociais em tempos desafiadores.