O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elogiou nesta terça-feira (26) o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, que chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ‘antissemita’. Em sua conta no X (ex-Twitter), Eduardo usou a declaração de Katz para criticar a política externa do governo Lula, alegando que o Brasil se afasta de democracias como os EUA e Israel, enquanto se aproxima de ditaduras como Venezuela e Irã.
Katz afirmou que Lula revelou sua ‘verdadeira face’ ao retirar o Brasil da IHRA (Aliança Internacional para Memória do Holocausto), chamando-o também de ‘apoiador do Hamas’. A retirada foi formalizada na última semana pelo Itamaraty, que argumenta que mecanismos multilaterais na ONU substituirão a adesão à entidade, feita em 2020. O ministro israelense também publicou uma imagem gerada por inteligência artificial mostrando Lula como marionete do aiatolá Ali Khamenei, do Irã.
As relações diplomáticas entre Brasil e Israel têm enfrentado tensões nos últimos meses, exacerbadas pelas críticas de Lula à atuação israelense no conflito contra o Hamas, onde ele denuncia genocídio em Gaza. Além disso, os dois países estão em impasse sobre a nomeação de um novo embaixador em Brasília, refletindo um clima de descontentamento nas interações bilaterais.