O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo nesta quinta-feira (21) onde declara que o Brasil não é mais um lugar seguro para se expressar. Ele se refere às acusações de abolição do Estado democrático de Direito feitas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, e afirma que está sendo formalmente acusado pela força-tarefa da Polícia Federal, o que pode resultar em uma pena de mais de 12 anos de prisão.
Eduardo, que se encontra nos Estados Unidos desde 27 de fevereiro, criticou a falta de coragem das autoridades brasileiras em investigar figuras como o ex-presidente Donald Trump. Em sua fala, ele menciona que as investigações contra ele são uma forma de desviar a atenção das violações cometidas por membros do governo norte-americano e promete continuar denunciando essas ações.
As declarações de Eduardo ocorrem em um contexto de crescente tensão política no Brasil, onde ele e seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, foram indiciados pela Polícia Federal por coação em um inquérito que investiga tentativas de golpe de Estado. O relatório da PF aponta que ambos atuaram para interferir nas instituições democráticas, o que levanta preocupações sobre a integridade do sistema político brasileiro.