O Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam) começa nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, em Manaus, na Assembleia Legislativa do Amazonas. Com o tema ‘Pacto Econômico com a Amazônia frente às mudanças climáticas: rumo à COP30’, o evento reúne economistas, pesquisadores e gestores públicos para debater propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região. O Enam, que ocorre até sexta-feira, 22, é um dos principais fóruns sobre o desenvolvimento regional na Amazônia.
Durante os três dias de evento, os participantes discutirão temas relevantes como liderança global nas negociações climáticas, empreendimentos solidários e mercado de carbono. Além disso, será abordada a importância da inteligência artificial para economistas, refletindo a necessidade de inovação em um contexto de mudanças climáticas. Ao final do encontro, será elaborada a ‘Carta dos Economistas da Amazônia Legal’, um documento que será entregue ao comitê organizador da COP30, destacando a contribuição dos economistas para o debate sobre economia verde.
A presidenta do Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR), Michele Aracaty, enfatiza a relevância do Enam 2025, que se apresenta como uma oportunidade para fomentar ações em prol das pautas levantadas. O evento, gratuito e realizado de forma híbrida, visa não apenas a troca de conhecimentos, mas também a formação de um consenso sobre as melhores práticas para enfrentar os desafios climáticos na Amazônia Legal.