Empresas em Salvador estão utilizando drones para realizar entregas logísticas, uma inovação que se tornou realidade na capital baiana. Desde janeiro de 2023, a Neodent, indústria de implantes dentários, realiza operações que permitem o transporte de mercadorias de até 10 kg, sobrevoando a Baía de Todos-os-Santos. A entrega é feita de forma segura e rápida, com rotas definidas a partir de uma central de controle, permitindo que os clientes acompanhem o percurso em tempo real.
A operação da Neodent é exclusiva para Salvador, onde a prefeitura disponibilizou pontos de pouso e decolagem. A empresa já testou a tecnologia em outras cidades, como Curitiba e Florianópolis, e planeja expandir suas operações. A Speedbird Aero, responsável pela criação das rotas de entrega, opera com drones certificados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), incluindo o modelo DLV-2, que pode percorrer até 23 km além da linha de visão do piloto.
Além da Neodent, a Speedbird também realiza entregas logísticas para o Grupo Pardini, transportando material biológico. Segundo Manoel Coelho, CEO da Speedbird, a utilização de drones não só reduz o tempo de entrega, mas também contribui para a diminuição da emissão de carbono. A empresa já possui 35 aeronaves operando em 12 países e está desenvolvendo novos modelos com maior capacidade de carga e autonomia.
A operação de drones em Salvador é considerada pioneira no Brasil, com a maior rota urbana de entrega do país, totalizando 40 km, e 10 pontos regulamentados. A tecnologia continua a evoluir, com parcerias com instituições locais, visando expandir as operações para novas áreas, como a Linha Verde e Morro de São Paulo.