A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta quinta-feira (21), uma operação que investiga um esquema de fraude bancária milionária e ocultação de patrimônio, com foco nos donos da Camisaria Colombo, Álvaro e Paulo Jabur Maluf. Álvaro já foi detido pelas autoridades, enquanto o mandado contra Paulo ainda não havia sido cumprido até às 7h30. Além dos irmãos Maluf, a operação também mira um representante legal e um funcionário da BS Capital, Bruno Gomes de Souza e Mauricio Miwa, respectivamente.
As investigações apontam que o grupo explorava uma falha em uma plataforma de pagamentos para gerar créditos falsos, movimentando cerca de R$ 21 milhões em diferentes contas. Parte dos recursos foi concentrada em uma única empresa, conforme informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A Operação Fractal teve início em dezembro do ano passado, após uma denúncia feita por uma instituição financeira, e busca esclarecer a ocultação de patrimônio durante o processo de recuperação judicial da varejista de moda masculina.
As implicações dessa operação são significativas, pois o esquema pode ter causado prejuízos a credores e ao sistema financeiro nacional. A ação envolve mais de 20 agentes da Delegacia de Crimes Cibernéticos e inclui 12 mandados de busca e apreensão em diversas localidades, como São Paulo, Birigui, Avaré e Brasília. O Portal iG tentou contato com a Camisaria Colombo e a BS Capital para obter posicionamentos sobre a operação, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.