O dólar iniciou a sessão desta quinta-feira (7) em meio a incertezas no mercado financeiro, após a implementação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, que entrou em vigor na quarta-feira (6). O governo brasileiro, diante da situação, avalia a possibilidade de anunciar um plano de contingência para mitigar os impactos econômicos dessa medida, considerada uma resposta a ações do Brasil que, segundo a Casa Branca, ameaçariam a segurança nacional e a economia americana.
As negociações no Ibovespa começam às 10h, com investidores atentos também à divulgação dos balanços corporativos do segundo trimestre. No cenário internacional, as bolsas europeias operam em alta, impulsionadas pela decisão do Banco da Inglaterra de reduzir a taxa de juros, enquanto os mercados da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em alta, avaliando as promessas de tarifas adicionais sobre semicondutores feitas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
No Brasil, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) apresentou uma leve queda de 0,07% em julho, após uma deflação de 1,80% em junho, acumulando uma queda de 1,82% no ano. O governo brasileiro já acionou a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas impostas, alegando violação de compromissos internacionais. A situação permanece tensa, especialmente após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, que pode influenciar as negociações entre os dois países.